Setembro Amarelo

 

Líder…
Você nunca termina suas tarefas no prazo? O desânimo se faz presente?
De repente você deixa sempre pra depois e acaba não dando mais tempo, e se frustra por isso?

Sabia que o problema pode não ser somente administração do tempo?

Muitas vezes
para combater a procrastinação, não basta apenas gerenciar melhor o seu tempo, também é preciso descobrir o que te leva a adiar suas tarefas seus projetos e até mesmo suas decisões.

Se o ato de procrastinar é fraquente na sua vida ,isso pode impactar negativamente sua saúde física e mental.

“Pesquisas indicam que cerca de 20% dos adultos são procrastinadores crônicos, vivem a postergar o início ou o término de alguma tarefa, mesmo sabendo que o resultado será : estresse, arrependimento, frustração, ansiedade, culpa e até depressão, causando danos para vida pessoal e profissional.”

Alguns psicólogos dizem que a procrastinação e a depressão se retroalimentam — e nem sempre é fácil apontar qual delas surgiu primeiro.

Preste atenção nos sinais .
Cuide-se!

LIDERANÇA + MUDANÇAS

“Mudança é a única constante na vida”. (Heráclito)

 “A liderança diante de mudanças constantes. ”

A liderança não gerencia apenas as mudanças internas em sua organização, mas também o impacto global da Mudança na economia, tecnologia, política, mudanças culturais, diferentes gerações com diferentes perfis, e até mesmo as consequências dessas mudanças na tomada de decisão.
Muitos líderes ainda resistem as mudanças, em meio a fadiga, a frustração e não estão sabendo como lidar com esse ritmo tão acelerado.

As mudanças estão acontecendo em uma velocidade assustadora, criando um cenário de incertezas e desafios, precisamos nos reinventar como forma de sobrevivência. Quando o assunto é mudanças e incertezas a palavra “VUCA” acaba vindo à tona nesse tempo de pandemia de coronavirus.
VUCA é, portanto, o acrônimo, em inglês de volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade). “

MUDANÇA é:
Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA)
Volatilidade: mudanças frequentes, rápidas e significativas.
Incerteza: pouco claro e imprevisível
Complexidade: composta de várias partes ou fatores interconectados
Ambiguidade: Falta de clareza, aberto a múltiplas interpretações


VUCA um termo que surgiu na década de 90 no ambiente militar. O U.S. Army War College utilizou esse conceito para explicar o mundo no contexto pós Guerra Fria. Esse termo tem sido muito usado no vocabulário dos profissionais nas organizações atualmente.

Os tempos mudaram. Este é um momento desafiador para a liderança, e adaptar-se às mudanças nunca foi tão necessária.Tudo muito novo, muitas informações contraditórias, estamos diante de um cenário complexo, que muda a todo momento. Estamos vivenciando algo como nunca antes, e somente a certeza de que muitas mudanças inda estão por vir. Temos a sensação de estar vivendo novamente uma guerra, só que desta vez não conhecemos a fundo as estratégias do inimigo. Será que estamos em uma luta desigual  tentando nos defender de algo não concreto?

Essa é a grande diferença!

Quer saber mais sobre esse assunto e entender o que é o mundo VUCA e como pode impactar no dia a dia da liderança, e de que forma a sua empresa deve se adaptar?
Então está no lugar certo. Entre em contato comigo!
Vamos conversar mais sobre isso.

Silvana Diman

AUTOSSABOTAGEM

AUTOSSABOTAGEM

Quando observamos algumas pessoas, percebemos quantas crenças arraigadas elas possuem sobre como o mundo deveria funcionar .
Os problemas ocorrem quando essas crenças não tem congruência com a sua realidade. A pergunta que se pode fazer é: “Por que permito que minhas decisões e comportamentos sejam influenciados por essas crenças irrealistas e muitas vezes destrutivas que vão contra a minha verdade?
Um exemplo disso é o medo.
O medo definitivamente tem seu lado obscuro , distorce nossos pensamentos.Temos medo do fracasso ou do sucesso. Queremos evitar o confronto de nos sentirmos impotentes diante de uma situação desafiadora. Duvidamos de nós mesmos e acabamos ficando presos em situações com grande carga emocional.

 

Conheça alguns outros  hábitos de autossabotagem ,que são particularmente comuns em líderes:

Síndrome do Impostor
“Não sou merecedora do meu sucesso; Eu sou uma fraude. ”
Este é um pensamento comum entre líderes que pode ter um efeito desastroso na carreira.

Excesso de trabalho
“Não vou fazer isso ,não tenho tempo”.
A autossabotagem é inerentemente humana. Achamos que precisamos trabalhar constantemente, é muitas vezes perdemos o foco do principal objetivo.

 Sem Visão para o Futuro
” Amanha eu vejo isso”
Um hábito de auto-sabotagem que os líderes pensam apenas no aqui e agora. É Claro que a liderança deve poder estar presentes. Mas o presente deve ser decidido com base no futuro.

Falta de planejamento
“Vamos deixar acontecer para ver no que vai dar”.
Não Planejar o que espera realizar, seus objetivos futuros sempre são adiados.
Não perca mais seu tempo valioso . Busque estratégias, busque ajuda para vencer esses bloqueios .

 

A autossabotagem acontece quando negamos nossa responsabilidade pela nossa própria vida, ignorando nossos limites, nossa capacidade de agir, nossas habilidades.
A partir do momento em que , aprendemos a lidar não só com nossos medos, mas também, passarmos a respeitar nosso talento, poder e potencial. Acreditar mais em nós, aproveitar mais o nosso lado criativo, colocando em prática as habilidades e gerenciar melhor os recursos que temos disponíveis , ai sim ,muita coisa irá mudar ao nosso redor.

Aproveite ao máximo sua capacidade de escolha.Escolha mudar!
Veja-se como alguém independente, capaz e digna.
Você não consegue sozinha? Saiba que estou pronta para te ajudar.
Entre em contato comigo.

3 PRÁTICAS DO AUTOCOACHING

3 PRÁTICAS DO AUTOCOACHING

Atualmente, pessoas buscam em várias fontes, um meio de ter uma vida de sucesso. Saber como ter equilíbrio é fundamental para uma vida mais feliz.
Algumas práticas do Autocoaching vem de encontro a esta necessidade, podendo melhorar o comportamento e atitudes que irão fazer uma grande diferença na sua vida pessoal, profissional ou espiritual.
O Autocoaching é de suma importância para o nosso autodesenvolvimento, pois é com esse processo que aplicamos técnicas e ferramentas do coaching para descobrir nossas competências e habilidades. A grande vantagem é que você se torna seu próprio coach, fazendo seu planejamento, buscando uma direção e verificando os resultados alcançados.

 

Ter uma vida equilibrada envolve, principalmente, saber a dosagem para cada área da vida, mas essas três práticas já podem ser um bom começo:

1-AUTOCONHECIMENTO


O primeiro passo para ter equilíbrio na vida é o “AUTOCONHECIMENTO”. Sempre que pergunto para meus clientes “Quem é você”? Automaticamente me respondem: “Sou dona de casa, Sou Analista de Rh, Gestor, empreendedor ou empresária”.
É interessante como poucas pessoas refletem verdadeiramente sobre elas mesmas.
Falam apenas sobre o que fazem e não como pensam ou sentem. Muita gente não tem o conhecimento de seus pontos fortes, suas capacidades e habilidades.
No processo do autocoaching o foco é levar a uma reflexão profunda de quem somos qual nossa essência, nossos fracassos ou até mesmo identificar o que significa equilíbrio para nós.
A partir desta compreensão, nos permitimos estar livre para explorar nosso interior, descobrir nossa melhor versão, nosso valor, e a nos responsabilizarmos pelas nossas próprias escolhas, assumir riscos e ter uma vida com mais sentido e propósito.
Com o autoconhecimento, descobrimos quem somos o que queremos o que tem que ser mudado. Passamos a ter mais consciência de nossas ações, comportamentos, atitudes sobre nossa própria vida. Saber quem somos fica muito mais fácil definir objetivos, traçar metas, conhecer nossos talentos e habilidades. A partir do autoconhecimento passamos a ver mais sentido nas coisas, conseguimos tomar as rédeas de nossa vida, eliminando duvidas, os medos, hábitos e pensamentos negativos e tudo o que nos desequilibra.
Agora eu te pergunto: QUEM É VOCÊ?
Faça uma Autoavaliação, se coloque dentro de um sistema e peça feedback de pessoas confiáveis.
Enfim, saiba mais sobre quem é você e tenha uma vida mais consciente, feliz e equilibrada.
“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo”.
(William Shakespeare)

 

2-PLANEJAMENTO


Realizar uma viagem inesquecível, abrir o negócio dos sonhos, conseguir uma promoção no trabalho, chegar o verão com o corpo tão desejado, melhorar o relacionamento amoroso…Todos nós temos sonhos e desejos. Mas temos que tomar algumas atitudes, o planejamento é essencial para se ter mais equilíbrio na vida em todos os aspectos. Ser capaz de estabelecer metas, definir objetivos e ir em direção da concretização dos nossos planos.
Lembre-se é importante que você tenha, por escrito, essas coisas:
Qual é seu objetivo?
Ele é mensurável?
Tem prazo para conclusão?
O que será feito?
Porque será feito?
Por quem será feito?
Quanto vai custar?
Como será feito?
“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”
(Thomas Edison)

Quando traçamos nossos objetivos com clareza e esboçamos uma estratégia para alcançar a meta estabelecida com certeza teremos sucesso!
Infelizmente muitas pessoas ficam perdidas ao longo do caminho, como Alice no pais das maravilhas “ Se você não sabe pra onde ir qualquer caminho serve” e acabam sem nunca conseguirem atingir suas metas, sejam pessoais, profissionais ou espirituais.
Todos querem alcançar o sucesso. Algumas simplesmente contam com a sorte, outras planejam cada passo e chegam exatamente aonde desejam chegar. Planejar é preciso. Ter em mente o que quer é importante, mas colocar isso no papel também, pois facilita a compreensão, da direção e mais clareza no que realmente você quer, é uma forma eficaz de alcançar aquilo que significa equilíbrio para você.
Já definiu o que e como fazer? Agora defina prazos para concluir cada item de seu plano.
Se você encontrar dificuldades em colocar seu plano em ação e não consegue sozinho, não tenha medo de pedir ajuda de um profissional. Só assim poderá solucionar rapidamente seus problemas e atingir mais rápido seus objetivos com sucesso e ter uma vida muito mais equilibrada.
“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”
(Thomas Edison)

“ Todo mundo tem dentro de si um fragmento de boas notícias. A boa notícia é ser que você não sabe quão extraordinário você pode ser! O quanto você pode amar! O que você pode Executar! E qual é o seu potencial”
(Anne Frank)

Saber quem somos, identificar o que queremos e planejar é maravilhoso, mas temos que colocar o planejamento em prática e pode ser mais simples do que parece. Muitas vezes fracassamos na execução do planejado por não transformar estratégias em pequenas ações, não é necessário matar um leão por dia e sim executar tarefas simples, mas que tragam grandes resultados no alcance de nossos objetivos. O que importa é FAZER E HOJE! Nesse contexto, me recordo das palavras de Peter Druker: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com futuro de decisões presentes”. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalho e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro.

O importante é ter a consciência de que só dependem de você para acontecer e é indispensável alguns itens para conseguir tirar seu plano do papel e fazer com que se torne uma realidade:

A definição de foco;
Priorizar ações;
Gestão do tempo;
Criar um cronograma;
Estabelecer metas mais especificas
Definir data de início e fim;
Mensurar os resultados;
Verificar os recursos disponíveis;
Disciplina e firmeza, dentre outros.

 

3-EXECUÇÃO

Atualmente muitos profissionais estão cada vez mais atarefados, e fazer uma boa gestão de tarefas é fundamental para o sucesso do seu planejamento.

Estar disposto a estabelecer,executar e cumprir o que se propôs de forma eficiente tem muito mais chances de resultados satisfatórios.

Enfim, todas essas práticas são importantes, cada atividade tem sua prioridade e complexidade para que você tenha uma vida equilibrada e com sucesso.

 

“lembre-se! É imprescindível que você acredite em você mesmo! ”

Acreditar em si mesmo é reconhecer suas forças, suas habilidades e capacidades, este é o maior combustível para o sucesso na busca de uma vida equilibrada e um futuro cheio de conquistas e vitórias.

O equilíbrio é o foco!

Pense nisso!

 

Gestor odiado ou admirado?

Que profissional nunca sonhou em “subir na vida”, virar chefe, ter uma equipe para comandar? É um sonho comum, pois na nossa sociedade o chefe costuma ser visto como aquele que obteve sucesso! Mas no mundo real, sabemos que muitos chefes acabam sendo odiados pelas suas equipes, que o criticam e hostilizam de forma velada. Leia mais

O poder de Deus que está em você

Você já parou para pensar quantas coisas maravilhosas acontecem a todo instante sem que nenhum planejamento humano seja necessário? Bebês se desenvolvem perfeitamente dentro da barriga de suas mães, crianças se tornam adultos, árvores são semeadas pelos animais ou pelo vento… São apenas alguns exemplos de que Deus tem um plano para todas as coisas existentes na Terra, e conosco não poderia ser diferente. Leia mais

Muitas tarefas, pouco equilíbrio!

Virou até clichê dizer que as mulheres têm várias jornadas por dia: duas, três ou até mais! Atuamos no mercado de trabalho, nunca paramos de estudar, e nem por isso deixamos de ter responsabilidades em casa e na família. A cada geração que passa, as cobranças parecem maiores e o tempo mais escasso. Olhando de fora, esta situação pode parecer algo “normal”, já que a maioria de nós passa por isso, e parece não haver alternativa para esta falta de tempo crônica. Leia mais