O coaching é um processo de desenvolvimento humano, no qual o profissional (Coach) ajuda o cliente ( Coachee) a atingir seus objetivos nas esferas pessoal e profissional, por meios de técnicas e ferramentas que facilitam o autoconhecimento, o desenvolvimento de novas habilidades e o estabelecimento de metas desafiadoras, porém viáveis.

Neste caminho, o coach é um facilitador que atua primeiramente, em identificar qual é o estágio em que o cliente se encontra e o ajuda a estipular quais são os seus objetivos. A partir de então, fornece uma série de ferramentas para desenvolver, desafiar e capacitar esta pessoa, de modo que ela tenha condições de se tornar quem deseja ser.

Outro aspecto fundamental do processo de coaching é a elaboração de um plano de ação, para garantir que os objetivos não fiquem apenas no plano de ideias, mas se convertam em uma nova – e melhorada – realidade para o coachee.

Esta parceria com o coach contribui para que o cliente caminhe na direção desejada, em um ritmo mais acelerado do que faria se estivesse caminhando sozinho. Desta forma, um sonho ou uma ideia se transforma em um objetivo claro, com prazo determinado para acontecer, e com as ferramentas necessárias à disposição para que o plano se concretize.

Alguns benefícios do coaching:

  • AutoconhecimentoOcorre na identificação de valores, missão e propósito de vida. Os talentos são identificados e as habilidades são potencializadas.
  • PlanejamentoEstimula a disciplina, a busca por iniciativas, soluções e mudanças mais rápidas
  • AutoestimaCresce por meio da realização profissional, da independência e do maior controle emocional.
  • Qualidade de vida – É beneficiada pelo aprendizado que ocorre na administração do tempo mais eficiente, na possibilidade da autogestão, comunicação mais eficiente e equilíbrio em todas as áreas da vida.